quinta-feira, 13 de junho de 2013

Simpósios Temáticos do II Encontro

Você pode se inscrever nos seguintes simpósios temáticos:

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

1. Imagem e Poder
Coordenadora: Elisabete Leal (UFPel)
O ST visa reunir os trabalhos que vinculam a produção de imagens visuais à Política a partir de amplas perspectivas como os discursos de poder reguladores ou constituidores de visualidades; as diferentes instâncias de agenciamento da imagem; a produção de imagens associada a idéias ou doutrinas; os ambientes visuais de conflito e resistência política; os espaços visuais de dominação e exclusão política; os produtores, apreciadores e consumidores de imagens; e a institucionalização da imagem. Visa-se discutir o lugar da Política na imagem, e a imagem como território da Política.


2. Imagem e Sociedade
Coordenadores: Ivo Canabarro (UNIJUÍ) e Carmem A. Ribeiro (PUCRS)
Nesta seção nos propomos a discutir as representações visuais que comportam as mais variadas formas de estilos que representam dimensões significativas da sociedade contemporânea nas imagens de famílias, nos retratos individuais como também os desdobramentos das famílias no mundo do trabalho e nos demais ritos de passagens. Entendemos que as imagens de grupos, retratos e familias são extremamentes significativos nas coleções de fotógrafos em praticamente todo o Brasil, são imagens ícones de todo um processo de representação que  evidenciam os diferentes estágios da história social da fotografia. Portanto, é um dos nossos objetivos nesta seção a discussão sobre esse conjunto de representações.


3. Memórias e Patrimônios Visuais
Coordenadoras: Zita Posssamai (UFRGS) e Daniela Reis (UFRGS)
Estudo dos processos de construção e veiculação de memórias na sociedade por meio da visualidade, analisando a produção, circulação , consumo e agenciamento dos produtos visuais - imagens fotográficas, pinturas históricas, monumentos, exposições, coleções. Investigação das instituições produtoras e disseminadoras de determinadas memórias calcadas na visualidade, tais como a escola, os museus, a imprensa, os patrimônios, assim como das imagens que se perpetuam no tempo, apresentando e representando narrativas, acontecimentos e personagens do passado, constituindo-se como patrimônio pertencente a uma coletividade mais ampla.


4. Paisagem e Cidade
Coordenadores: Charles Monteiro (PUCRS) e Carolina Etcheverry (UFPel)
A proposta da sessão paisagem e cidade é problematizar a produção, a circulação e o consumo de imagens de paisagens e de cidade no século XIX e XX no contexto de uma transformação da cultura visual causada pela democratização da fotografia e a expansão do cinema. Desde o século XVIII, o campo vinha passando por mudanças econômicas e sociais abordadas pela literatura e pela pintura. A pintura de paisagem procurou elaborar uma imagem desses espaços ligados à história e a identidades nacionais em disputas. No século XIX, a invenção múltipla da fotografia é contemporânea ao processo de industrialização e urbanização das capitais europeias. No Brasil, na segunda metade do século XIX foram produzidos pelo Império álbuns com textos e imagens para divulgar o Brasil nas exposições internacionais e álbuns de vistas das cidades brasileiras visando a atrair imigrantes, turistas e investidores. No início da República, Augusto Malta fotografa para o Prefeito Pereira Passos o bota-a-baixo do velho Rio de Janeiro colonial e a construção da moderna Avenida Central. Um símbolo do triunfo da jovem República e a construção de uma imagem de um país moderno que procurava acertar o passo com as capitais européias.


5. Representações, imagens e imaginários
Coordenadores: Alexandre Maccari Ferreira (UFSM) e Cláudio Sá Machado Júnior (UFPR)
Estudos no âmbito das formas de representações sociais, da produção de imagens e da criação de imaginários, desde a perspectiva da cultura visual, considerando suas múltiplas possibilidades artísticas, culturais, estéticas e históricas, no âmbito da produção do cinema, fotografia, histórias em quadrinhos, pintura e outros suportes materiais que compõem o universo das visualidades. Reflexões de ordem teórica e metodológica sobre o conceito de representação, imagem, imaginário e cultura visual. Abordagens que refletem sobre transversalidade temática e interdisciplinaridade. Produtos visuais, seus usos e funções sociais, artísticas e históricas. 





 



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