SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
1. Imagem e Poder
Coordenadora: Elisabete
Leal (UFPel)
O ST
visa reunir os trabalhos que vinculam a produção de imagens visuais à Política
a partir de amplas perspectivas como os discursos de poder reguladores ou
constituidores de visualidades; as diferentes instâncias de agenciamento da
imagem; a produção de imagens associada a idéias ou doutrinas; os ambientes
visuais de conflito e resistência política; os espaços visuais de dominação e
exclusão política; os produtores, apreciadores e consumidores de imagens; e a
institucionalização da imagem. Visa-se discutir o lugar da Política na imagem,
e a imagem como território da Política.
2. Imagem e Sociedade
Coordenadores: Ivo Canabarro (UNIJUÍ) e Carmem A. Ribeiro (PUCRS)
Nesta seção nos propomos a discutir as representações
visuais que comportam as mais variadas formas de estilos que representam
dimensões significativas da sociedade contemporânea nas imagens de famílias,
nos retratos individuais como também os desdobramentos das famílias no mundo do
trabalho e nos demais ritos de passagens. Entendemos que as imagens de grupos,
retratos e familias são extremamentes significativos nas coleções de fotógrafos
em praticamente todo o Brasil, são imagens ícones de todo um processo de
representação que evidenciam os diferentes estágios da história social da
fotografia. Portanto, é um dos nossos objetivos nesta seção a discussão sobre
esse conjunto de representações.
3. Memórias e Patrimônios Visuais
Coordenadoras: Zita Posssamai (UFRGS) e Daniela Reis (UFRGS)
Estudo
dos processos de construção e veiculação de memórias na sociedade por meio da
visualidade, analisando a produção, circulação , consumo e agenciamento dos
produtos visuais - imagens fotográficas, pinturas históricas, monumentos,
exposições, coleções. Investigação das instituições produtoras e disseminadoras
de determinadas memórias calcadas na visualidade, tais como a escola, os
museus, a imprensa, os patrimônios, assim como das imagens que se perpetuam no
tempo, apresentando e representando narrativas, acontecimentos e personagens do
passado, constituindo-se como patrimônio pertencente a uma coletividade mais
ampla.
4. Paisagem e
Cidade
Coordenadores: Charles Monteiro (PUCRS) e Carolina Etcheverry (UFPel)
A proposta da sessão paisagem e cidade é problematizar a
produção, a circulação e o consumo de imagens de paisagens e de cidade no
século XIX e XX no contexto de uma transformação da cultura visual causada pela
democratização da fotografia e a expansão do cinema. Desde o século XVIII, o campo vinha
passando por mudanças econômicas e sociais abordadas pela literatura e pela
pintura. A pintura de paisagem procurou elaborar uma imagem desses espaços
ligados à história e a identidades nacionais em disputas. No século XIX, a
invenção múltipla da fotografia é contemporânea ao processo de industrialização
e urbanização das capitais europeias. No Brasil, na segunda metade do século
XIX foram produzidos pelo Império álbuns com textos e imagens para divulgar o
Brasil nas exposições internacionais e álbuns de vistas das cidades brasileiras
visando a atrair imigrantes, turistas e investidores. No início da República,
Augusto Malta fotografa para o Prefeito Pereira Passos o bota-a-baixo do velho
Rio de Janeiro colonial e a construção da moderna Avenida Central. Um símbolo
do triunfo da jovem República e a construção de uma imagem de um país moderno
que procurava acertar o passo com as capitais européias.
5. Representações, imagens e
imaginários
Coordenadores: Alexandre Maccari Ferreira (UFSM) e
Cláudio Sá Machado Júnior (UFPR)
Estudos no âmbito das formas de representações sociais, da produção de imagens e da criação de imaginários, desde a perspectiva da cultura visual, considerando suas múltiplas possibilidades artísticas, culturais, estéticas e históricas, no âmbito da produção do cinema, fotografia, histórias em quadrinhos, pintura e outros suportes materiais que compõem o universo das visualidades. Reflexões de ordem teórica e metodológica sobre o conceito de representação, imagem, imaginário e cultura visual. Abordagens que refletem sobre transversalidade temática e interdisciplinaridade. Produtos visuais, seus usos e funções sociais, artísticas e históricas.
Estudos no âmbito das formas de representações sociais, da produção de imagens e da criação de imaginários, desde a perspectiva da cultura visual, considerando suas múltiplas possibilidades artísticas, culturais, estéticas e históricas, no âmbito da produção do cinema, fotografia, histórias em quadrinhos, pintura e outros suportes materiais que compõem o universo das visualidades. Reflexões de ordem teórica e metodológica sobre o conceito de representação, imagem, imaginário e cultura visual. Abordagens que refletem sobre transversalidade temática e interdisciplinaridade. Produtos visuais, seus usos e funções sociais, artísticas e históricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário